Inicial > Analises, Notebook > A procura do notebook perdido ! Parte 4 . Qual melhor configuração ? Processadores

A procura do notebook perdido ! Parte 4 . Qual melhor configuração ? Processadores

Com certeza a configuração do hardware é o tópico mais importante para a compra de um notebook. Nesse post vou falar um pouco sobre a experiência que tive na procura de um notebook, com a configuração ideal para aquilo que eu precisava. 

Sem enrolação vamos lá !!!!

 

Processador

 

Eis ai o “cérebro” do computador, o processador é uma das principais escolhas na hora de se procurar a configuração ideal para o notebook. Atualmente a moda são do CoreI, mas não necessariamente para ter um bom notebook você precisa ter o processador mais potente. De uma olhada em alguns deles e suas funcionalidades

Intel  A queridinha da vez !

intel-logo1Ultimamente a intel tem investido bastante em publicidade e tem se mostrado mais para os seus clientes, se tornando a queridinha da vez com sua imensa linha de processadores, se prestar atenção verá que 90 % (esses dados não são confirmados) dos notebooks vendidos atualmente contem seus processadores.

 

intel_celeron_m_4201

Celeron M São processadores de baixíssimo desempenho geralmente encontrados em notebooks de configuração bem simples. Se você quiser fazer algo mais do que digitar texto navegar na internet, sugiro escolher outro processador mesmo porquê a diferença de preço não será tão grande. Uma vantagem dos processadores intel é que toda a linha já trabalha na arquitetura 64 bits.

centrino

Pentium M Também conhecido como intel Centrino “Nome para o marketing” esse já é bem melhor, com modelos que podem chegar até 3.33 Ghz o pentium M, é um ótimo processador para algumas tarefas um pouco mais pesadas, talvez com ele você consiga até rodar alguns jogos e programas gráficos de boa, só não vá abusar, outra vantagem é a economia de energia que ele possui o tipo de coisa essencial para notebooks.

1222057_100926170725_intel-core-2-duo-logo-new

Core 2 Duo Até pouco tempo atrás era o mais famoso da família intel, todos queriam telo em seu notebook ou desktop. São ótimo processadores que trabalham com dois núcleos de processamento de 64 bits, oque faz deles rápidos e eficientes para a maioria das atividades. Lembrando que os Core 2 Duo dos desktops possuem praticamente as mesmas características dos desenvolvimento para desktop porém com o clock mais baixo devido ao consumo de energia que no notebook deve ser bem menor.

12808628593

Core i3 O filhinho menor da nova familia dos processadores intel Core, o core i3, possui dois núcleos  de processamento e algumas tecnologias bem interessantes, como o Hyper Threading, uma tecnologia que proporciona que cada núcleo do processador consiga trabalhar em duas tarefas ao mesmo tempo. Outra coisa legal é o recurso HD Grafics tecnologia utilizada para aumentar o desempenho de video, fazendo com que muitos jogos que talvez precisassem de placas de vídeo para funcionar, possam ser executados de boa. (mas ele não faz milagres, só dá uma ajudinha).

core-i5

Core i5 Tá ai o filho do meio da familia Core, um processador que trabalha com 4 núcleos que podem processar até duas tarefas por cada núcleo simultaneamente graças a tecnologia Hyper Threding, também possui os recursos que auxiliam em vídeos e jogos o Intel HD Grafics 3000 que é bem mais “potente” que a utilizada no Core i3 (lembre-se não faz milagres), e a tecnologia exclusiva dele que seu irmão menor o i3 não possui é a Turbo Bost 2.0, tecnologia que aumenta dinamicamente a frequência dos processadores conforme a necessidade, levando ao baixo consumo de energia quando opera abaixo dos limites especificados. Para mim o ideal se você precisa de um notebook para rodar vários programas que consomem bastante recursos, o modelo com maior clock para notebook chega a 2.66 Ghz.

Intel-core-i7-logo

Core i7 A pica da galáxias, atualmente o processador é o mais “poderoso”  da nova familia core da intel, possui alta performance com processadores com clock de até 2.66 Ghz podendo chegar até 3.33 Ghz com a utilização da tecnologia Turbo Boost. Possui todos os recursos do seu irmão i5, mas com um desempenho um pouco maior. Na verdade acho que um i7 já seria exagero talvez, depende muito para oque você vai utilizar o notebook, mas para mim é coisa demais para um notebook.

AMD  Já foi a queridinha da vez.

 

amd1Ainda me lembro de quando comprei  o meu primeiro desktop, fiz questão de que o processador fosse da AMD, porém ultimamente a empresa tem dado uma caída principalmente nos processadores para notebook, porém isso não quer dizer que seus processadores sejam ruins.

 

amd-sempron

Sempron Os processadores amd sempron, são os filhinhos menores da família, ou seja, os mais fraquinhos sem muitos recursos, mas ele se dá bem para as tarefas mais comuns utilizadas por usuários mais básicos no dia a dia. (particularmente não gosto muito do sempron)

amd_athlon_64_x2_tk_42

Athlon X2 Eis ai um processador já melhor da AMD. Trabalhando em 64 bits e com dois núcleos de processamento, possui um desempenho maior para a realização de multitarefas, também possui a tecnologia de virtualização da AMD, a qual há boatos de ser muito boa. Tá aí um processador de nível médio para tarefas um poucos mais complexas, mas ainda não é aquele que eu compraria.

44573F_TURX2u_Logo_L_E_RGB_lowRes_2

Turion X2 É quase um irmão gêmeo do Athlon X2 na verdade é uma versão com as mesmas características porém com o consumo muito menor de energia oque é ideal para notebooks, também se sairia muito bem na maioria das tarefas básicas devido aos seus dois núcleos de processamentos. Caso fosse escolher um processador para notebook AMD ficaria com o Turion.

 

Processadores são o cérebro do computador, mas como o ser humano, só ter o cérebro para controlar não adianta nada sem um corpo para ser controlado, quando for escolher um processador tente pensar para que usara o seu notebook, não adianta comprar o mais ferrado e acabar gastando dinheiro com oque nem vai usar, mas também não vai comprar o mais “furréba” só para gastar pouco. Deixo a lista de alguns bons link links, onde dei uma pesquisada.

Tipos de processadores Intel

Processadores Intel e AMD

 

 

Continuo falando sobre configurações no próximo post. Deixe o seu comentário ele nos será muito útil ! até logo tropa !

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário