Início > Programação e Desenvolvimento > ASP – Active Server Pages – Parte I

ASP – Active Server Pages – Parte I

Para iniciarmos vamos ver uma das muitas definições de ASP que existem na WEB!

Segundo Miguel Angel Alvarez através da Criarweb.com ASP é :

             ASP (Active Server Pages) é a tecnologia desenvolvida por Microsoft para a criação de páginas dinâmicas do servidor. ASP se escreve na mesma página web, utilizando a linguagem Visual Basic Script ou Jscript.

            Uma linguagem do lado do servidor é aquela que se executa no servidor web, justo antes da página ser enviada através da Internet ao cliente. As páginas que se executam no servidor podem realizar acessos à bases de dados, conexões em rede, e outras tarefas para criar a página final que o cliente verá. O cliente somente recebe uma página com o código HTML resultante da execução da página ASP. Como a página resultante contém unicamente código HTML, é compatível com todos os navegadores.

            Os tipos de servidores que empregam esta linguagem são, evidentemente, todos aqueles que funcionam com sistema Windows NT, apesar de que também podemos utilizar em um PC com windows 98 se instalamos um servidor denominado Personal Web Server. Inclusive sistemas Linux podemos utilizar as ASP se instalamos um componente denominado Chilisoft, apesar de que parece claro que será melhor trabalhar sobre o servidor web para o que está pensado: Internet Information Server.

             Com as ASP podemos realizar muitos tipos de aplicações distintas. Permite-nos acesso à base de dados, ao sistema de arquivos do servidor e em geral, a todos os recursos que tenha o próprio servidor.

             Atualmente, já foi apresentada a segunda versão de ASP, o ASP.NET, que compreende algumas melhoras em relação às possibilidades da linguagem e rapidez com a que funciona. ASP.NET tem algumas diferenças em relação à sintaxe com o ASP, de modo que há de ser tratado de formas distinta um do outro.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: